Páginas

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Dominó Trigonométrico

Com o objetivo de fixar as relações trigonométricas e suas variações, o Pibid de Matemática organizou uma atividade lúdica com uma turma de 2º ano do ensino médio politécnico do Colégio Estadual Imigrante.
Com a duração de 1 período, o jogo proposto habilitou o reconhecimento de relações trigonométricas (seno, cosseno, tangente, secante, cossecante, cotangente e relação fundamental) através de uma brincadeira já conhecida por muitos: o dominó.


Jogo de dominó

Metodologia

1. O primeiro passo é relembrar as relações com a turma, expondo no quadro cada uma delas.
2. A turma deve dividir-se em duplas, sendo que cada aluno deve ficar de frente para o seu adversário.
3. Cada dupla recebe 21 cartas do jogo (conforme a imagem acima), colocando-as para baixo e embaralhando. 
4. Cada aluno retira 7 cartas, sem deixar que seu adversário visualize-as. Por isso, é interessante que haja uma barreira, evitando "trapaças".
5. No par ou ímpar, o aluno que inicia o jogo coloca qualquer carta na mesa. Em seguida, o oponente deve encontrar uma relação trigonométrica que contemple a igualdade da carta posta pelo seu adversário. O jogo continua um por um. Caso o jogador não tenha nenhuma carta com a igualdade necessária, o mesmo deve "pescar" até encontrar uma. Vence o jogador que finalizar primeiro suas cartas.




Ao final, foi elaborado um questionário, onde os alunos avaliaram o desempenhos dos mesmos na atividade e suas respectivas conclusões .
Em geral, o aproveitamento dos alunos foi satisfatório. Em ambas avaliações, todos os integrantes da turma comentaram sobre a importância da atividade para relacionar cada relação trigonométrica, de forma interativa e dinâmica. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.