Páginas

segunda-feira, 7 de março de 2016

Oficina de Funções Exponenciais – Revisão das Propriedades de Potenciação

Oficina de Funções Exponenciais – Revisão das Propriedades de Potenciação

Com o intuito de preparar os alunos para as funções exponenciais, foi realizada uma atividade de revisão das Propriedades de Potenciação com as turmas do 1º ano do Ensino Médio da Escola São Caetano. A atividade abordada teve como referência o jogo denominado Potenciação Floral, a atividade encontra-se no livro Jogando com a Matemática do 6º ao 9º ano, com autoria de Isabel Cristina Machado de Lara.
Objetivos:
Recordar as propriedades de potenciação; identificar e distinguir as propriedades de potenciação e aplicar as propriedade da potenciação.

Do jogo:

Materiais utilizados para a confecção do jogo:
- 1 cartolina amarela;
- 3 cartolinas azuis;
- régua;
- tesoura;
- material para plastificar (contact ou fita adesiva);

Nº de jogadores: 24

Modo de jogar:
Os jogadores foram separados em 4 grupos, cada grupo com 6 integrantes. Cada grupo recebeu um jogo com 31 peças azuis e 6 peças amarelas. As peças azuis e amarelas foram embaralhadas (separadas) e em sequência, distribuídas. Cada aluno recebeu 1 miolo (peça amarela) e 5 pétalas (peças azuis), com exceção de um integrante que recebeu 6 peças azuis. Após a distribuição das peças, cada integrante deveria encaixar as pétalas compatíveis como seu miolo. O jogo iniciou a partir do aluno que recebeu uma pétala a mais que os outros integrantes. Esse integrante mostrou as peças (respostas viradas para si) ao colega do lado, para que ele retirasse uma peça e verificasse se a mesma se encaixava no seu miolo. O seguinte jogador retirou uma de suas pétalas e assim, sucessivamente, até que alguém completasse corretamente a flor, tornando-se o vencedor. O jogo continuou com o restante dos competidores, até que o penúltimo (ou último) completasse o jogo.

A atividade teve uma recepção positiva pelos alunos, o jogo proporcionou momentos de descontração e de disputas. Todos os objetivos propostos foram atingidos. Ressalva-se que antes de aplicar a atividade, foi realizada uma revisão das propriedades e exercícios de fixação.

Referências


LARA, Isabel Cristina Machado de. Jogando com a Matemática do 6º ao 9º ano. São Paulo: Rêspel, 2011. p. 121-122.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.