Páginas

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Gincana do Dia da Matemática

No dia 06 de maio de 1895, nasceu Júlio César de Melo e Souza, mais conhecido como Malba Tahan. Escritor e professor de Matemática, ele é autor de diversas obras literárias, dentre elas O Homem que Calculava. Em referência a Júlio César de Melo e Souza, o Dia Nacional da Matemática é comemorado em 6 de maio, de acordo com uma lei aprovada pelo Congresso Nacional no ano de 2004, no intuito de divulgar a ciência como uma importante ferramenta de trabalho humano.

A direção do Colégio Imigrante solicitou ao Pibid Matemática - UCS que organizasse uma atividade envolvendo os alunos no dia da Matemática. Foi organizada, então, uma gincana, realizada no dia 06 de maio de 2014, das 7h25 às 9h45, no Colégio. Esta atividade envolveu as 22 turmas do Ensino Médio do turno da manhã, de modo que cada turma formasse uma equipe e tivesse um professor responsável.

No dia 05 de maio, foi sorteado um matemático para cada turma, para ser o tema  da equipe. Os alunos deveriam pesquisar e providenciar materiais para a organização e decoração das suas salas, tarefa a ser realizada no dia 06 de maio. O tema da decoração, além do matemático sorteado, obrigatoriamente deveria conter alguma referência ao matemático Malba Tahan.

Um aluno de cada turma deveria ser escolhido para ser o representante da equipe, responsável por buscar e entregar as tarefas. Os representantes deveriam estar permanentemente identificados com crachá.

A gincana teve início, oficialmente, às 7h30 do dia 06 de maio, com a entrega do regulamento, das tarefas e do cronograma para os representantes das equipes. Como primeira parte da gincana, as turmas deveriam criar um nome para a equipe, organizar e decorar suas respectivas salas de aula conforme os critérios estabelecidos e fazer uma paródia a respeito de qualquer assunto da Matemática. A comissão julgadora, formada pelos alunos do Pibid Matemática, visitou todas as salas para avaliação das atividades.

As demais tarefas da gincana foram distribuídas em três grandes blocos, para serem realizadas e entregues em horários determinados. Envolveram atividades com a Sequência de Fibonacci, Tangram, Sudoku, quadrados mágicos  e diversos desafios lógicos, priorizando que os alunos utilizassem o raciocínio lógico e incentivando-os a trabalhar em equipe.

A participação de todas as equipes surpreendeu positivamente, pelo empenho que dedicaram em todas as tarefas. A decoração das salas estava bem feita e os alunos mostraram que realmente se interessaram em pesquisar sobre Malba Tahan e o matemático sorteado para a equipe. Vários alunos se caracterizaram para explicar um pouco da história dos matemáticos, de forma realmente participativa.

A soma das pontuações de todas as tarefas resultou em três turmas de terceiro aluno empatadas, de modo que a direção do Colégio decidiu por premiar igualmente as três turmas. O Colégio e os alunos manifestaram aprovação para a gincana e pediram que seja realizada novamente em 2015, mas podendo durar uma manhã inteira, devido à motivação dos alunos em pesquisar, participar e se envolver de forma efetiva.



Parte da decoração das turmas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.